News & Announcements

16/01/2014: Censo prevê integrar mais de 100 mil técnicos em todo país

Censo prevê integrar mais de 100 mil técnicos em todo país

Ndalatando - Cento e cinco mil técnicos deverão integrar as várias equipas a serem envolvidas no processo de Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) em todo país, nos dias 16 a 30 de Maio do ano em curso.

O facto foi revelado à imprensa em Ndalatando (capital do Kuanza Norte) pelo técnico da subcomissão de mobilização e publicidade do Gabinete Central do Censo, Nelson Feijó de Almeida, esclarecendo que os referidos técnicos  serão recrutados por via de concurso público em todo território nacional e posteriormente distribuídos em equipas constituídas por agentes recenseadores, assistentes técnicos, coordenadores e motoristas, entre outras.

O técnico, que falava durante uma acção de formação dirigida aos jornalistas dos vários órgãos de comunicação social públicos da província, disse que decorre actualmente em todo país o processo de selecção dos candidatos que participarão no processo, actividade a ser precedida fase de formação dos quadros seleccionados.

O seminário, promovido em Ndalatando, pelo Gabinete Central do Censo, visou dotar os jornalistas de conhecimentos que lhes permitam melhor intervir no processo e informação e formação das populações sobre o Censo, e sua importância e impacto para o desenvolvimento do país.

A  promoção de um diálogo entre o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e os profissionais de informação em torno da partição da imprensa na sensibilização das populações sobre os benefícios da realização do Censo constou igualmente entre os objectivos do seminário em que participaram profissionais da Agência Angola Press (Angop-EP), TPA-EP, Edições Novembro-EP e RNA-EP.

Entre os temas abordados no referido seminário, destacam-se "o conceito, objectivo e princípios estruturantes do Censo", "importância do Censo e impacto do mesmo no desenvolvimento do país", entre outros.