News & Announcements

12/01/2014: Angola assume presidência rotativa da Região dos Grandes Lagos

Angola assume presidência rotativa da Região dos Grandes Lagos

Luanda - Angola assumiu sábado a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), durante a reunião dos ministros da Defesa da organização sub-regional, realizada no mesmo dia, em Luanda, no âmbito da preparação da V Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

O ministro angolano da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, disse hoje, domingo, à imprensa, estarem criadas as condições, no sentido de que os assuntos debatidos sejam remetidos à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, marcada para quarta-feira.

Declarou que durante os dois anos da presidência angolana, relativamente à assumpção dos compromissos no âmbito da CIRGL, tudo será feito para que os conflitos que grassam no continente africano possam ser minimizados e encontrar uma resposta actuante.

Disse que a experiência de Angola que propiciou os caminhos mais apropriados para a solução do conflito interno e alcançar a paz, rumo a uma democracia crescente, poderá ser transmitida aos outros parceiros da organização sub-regional.

Segundo Cândido Pereira Van-Dúnem, com a intervenção dos países membros da CIRGL e de outros actores da comunidade internacional, conseguiu-se reduzir o impacto do conflito na República Democrática do Congo (RDC) e hoje pode-se dizer que a situação já é mais controlada no Leste deste país.

O ministro apontou os conflitos que grassam na República Centro Africana, no Sudão do Sul, em Moçambique e na Guiné-Bissau, como cenário que preocupa a liderança da Região dos Grandes Lagos.

Os trabalhos em torno da preparação da V Cimeira dos Chefe de Estado e de Governo da organização sub-regional decorrem sob o lema "Promovamos a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos".