News & Announcements

06/01/2014: Desminados mais de três milhões de metros quadrados de terra

Desminados mais de três milhões de metros quadrados de terra
A informação foi prestada nesta segunda-feira, pelo chefe do departamento local do INAD, Victor Jorge, em declarações à Angop, tendo informado que os trabalhos foram realizados através dos métodos de desminagem manual e mecanizada.

 

Detalhou que as operações permitiram recolher duas minas anti-pessoal e outras duas anti-tanques, 139 engenhos explosivos não detonados e 392 munições de diversos calibres.

Referiu que ao longo de 2013 o Instituto Nacional de Desminagem, que contou nesta missão com a brigada das FAA e da organização não-governamental Hallo Trust, clarificou ainda um quilómetro e meio de estrada, menos cinco porcentos em relação ao ano de 2012.

Quanto a educação dos cidadãos sobre o perigo das minas, informou que durante os 12 meses foram esclarecidos 3.795 cidadãos, na maioria do município de Chicala-Cholohanga, a 42 quilómetros da cidade do Huambo, por ter sido, com maior incidência, palco do conflito armado.

No presente ano, de acordo com o responsável do departamento provincial do INAD, perspectiva-se clarificar as reservas fundiárias dos municípios do interior da província, para servir os sectores da  Hotelaria, Turismo, Urbanismo, Habitação, Agricultura e Transporte, visando  o desenvolvimento económico-social sustentado da região.