News & Announcements

08/10/2011: Ministro garante que actualização será extensiva à população penal

Ministro garante que actualização será extensiva à população penal
 
Luanda – O processo de actualização do registo eleitoral, que decorre até Dezembro próximo, será extensivo à população penal, garantiu em Luanda, o ministro do Interior, Sebastião Martins.
 
O facto foi revelado após o acto de reconfirmação do seu registo eleitoral, decorrido na sede da instituição, onde foi instalado um posto para a reconfirmação dos funcionários.
 
Disse estarem em curso iniciativas para coordenação entre o Ministério do Interior e a Direcção dos Serviços Prisionais, por forma a facilitar a actividade das entidades afins, nos referidos estabelecimentos.
 
“A Lei está clara nesta matéria, todos os reclusos, que não tenham qualquer limitação no exercício do direito de cidadania, podem actualizar o seu registo eleitoral e exercer, no próximo pleito, o direito do voto”, sublinhou o governante.
 
No quadro da intensificação da campanha de reconfirmação do registo eleitoral, o Ministério da Administração do Território (MAT) está a sensibilizar a sociedade para aderir a este processo.
 
O processo prevê, para além do recenseamento dos cidadãos que completem 18 anos, até Dezembro deste ano, a actualização dos dados dos eleitores cadastrados em fases anteriores.
 
Durante a fase de certificação dos dados, os eleitores estão a indicar, também, os locais onde pretendem votar, para facilitar a elaboração dos mapas das assembleias e mesas de voto, na base dos cadernos eleitorais.
 
O referido processo decorre de Julho último a Dezembro, visando habilitar os cidadãos angolanos a participarem nas próximas eleições.