News & Announcements

23/12/2013: Primeiro Hospital Penitenciário Psiquiátrico no país entra em funcionamento

Primeiro Hospital Penitenciário Psiquiátrico no país entra em funcionamento
O governante, acompanhado pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, percorreu as diversas áreas da infra-estrutura, construída de raiz, tendo no final considerado uma mais-valia para o ministério que tutela e para os presos com perturbações mentais.

 

A infra-estrutura, erguida em dois anos no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), tem capacidade para 60 camas e vai atender a população penal com transtornos psiquiátricos dos diversos estabelecimentos prisionais do país.

Na ocasião, Rui Pires, o director do Hospital Penitenciário Psiquiátrico, disse haver muitos presos com transtornos comportamentais em quase todas as cadeias do país.

Fez saber que só no Estabelecimento Prisional de Viana, em Luanda, existem 40 pacientes, na Cadeia Central de Luanda (CCL) 23 e 18 na penitenciária de Ndalatando, província do Kwanza Norte.

Adiantou que tem havido o desdobramento de equipas para assistir localmente os pacientes nas penitenciárias do país e, em função disto, tem havido melhorias. "Agora os doentes vão ser assistidos na nova unidade".

Presenciaram o acto o secretário de estado dos Serviços Penitenciários, Bamokina Zau, o comandante-geral da PN, Ambrósio de Lemos, entre outros altos responsáveis do Ministério do Interior.

O hospital penitenciário psiquiátrico está localizado no distrito urbano da Maianga, em Luanda.