News & Announcements

19/12/2013: Empossados responsáveis da Unidade Técnica de Gestão Formação de Quadros

Empossados responsáveis da Unidade Técnica de Gestão Formação de Quadros

Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, concedeu hoje, quinta-feira, posse a Edson Ulisses de Carvalho Alves Barreto no cargo de coordenador da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros (UTG/PNFQ).

Foram também empossados Evelize Joaquina Joaquim da Cruz e Ângelo Filipe, para coordenadores adjuntos.

Os três, nomeados em despacho Presidencial, juraram fidelidade à pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, respeitar e fazer respeitar as leis e realizar com zelo e dedicação as funções para as quais foram designados.

O coordenador da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros agradece a confiança e promete desempenhar com profissionalismo e corresponder a expectativa.

O vice-presidente da República disse ser de grande importância a formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país, desejando aos empossados "sucessos" e a maior abnegação possível.

Presenciaram a cerimónia os titulares e secretários de Estado dos Ministérios da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, do Plano e Desenvolvimento Territorial, da Administração do Território, da Educação, Ciência e Tecnologia, do Ensino Superior, da Economia e Finanças e do Gabinete de Quadros da Casa Civil do Presidente da República.

A Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, criada em despacho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é um órgão de apoio técnico especializado na análise, programação, gestão e avaliação de projectos de formação e capacitação de quadros.

A Unidade Técnica foi criada no quadro da estratégia e do Plano Nacional de Formação de Quadros.

Trata-se de um órgão especializado destinado a prestar apoio técnico aos Departamentos Ministeriais directamente responsáveis pela implementação do referido Plano, bem como estruturar e organizar o respectivo sistema de informação e as diferentes bases de dados que o suportam.

O Plano Nacional de Formação de Quadros visa concretizar a Estratégia Nacional de Formação de Quadros, definida pelo Executivo, através de programas de acção que contribuam para a produção de resultados concretos, cuja obtenção exige a preparação e implementação de um número elevado de acções e medidas de natureza complexa, que envolvem diversas entidades e um trabalho técnico de base.