News & Announcements

19/12/2013: Kwanza Sul: Lançada primeira pedra para construção do Polo agroindustrial da Zâmbia

Kwanza Sul: Lançada primeira pedra para construção do Polo agroindustrial da Zâmbia

Sumbe - A primeira pedra para a construção do polo agroindustrial da Zambia ( município do Amboim), uma projecto de carácter privado orçado em sete biliões e 700 milhões de kwanzas, foi lançada hoje (quinta-feira) , pelo governador provincial do Kwanza Sul, Eusébio de Brito Texeira.

Neste período, serão erguidos m entreposto industrial para a conservação e concentração de frutas e matéria prima, armazéns, área de estacionamento, 17 fábricas diversas dentre as quais de biofertilizantes, de plástico, de transformação de papel, de tomate, de mandioca e de produção de óleo de palma.

A zona industrial da Zambia permitirá a criação de cerca de 1.570 postos de trabalho directos.

Dirigindo-se aos populares, o governador provincial  Eusébio de Brito Texeira destacou a importância do projecto pelos benefícios que proporcionará à população na abertura de postos de trabalho e na transformação da produção agrícola local.

Referiu que o polo de desenvolvimento agro-industrial da Zâmbia  está dentro do programa da província e enquadra-se no Programa Nacional de Desenvolvimento de Médio prazo para o combate a fome e a pobreza.

"Para o combate à fome e à pobreza temos de começar a desenvolver projectos de grande dimensão com apoio ao sector privado" – frisou.

As obras de construção do projecto, com duração de cinco anos, terão início em Março de 2014 e estarão a cargo da empreiteira Joncar – comércio e indústria - e ocupará um espaço de 24 mil metros quadrados.

Presenciaram a actividade, membros do Governo provincial, autoridades tradicionais e a população.