News & Announcements

19/12/2013: Ministério da Geologia e Minas assina contrato de construção de infra-estruturas

Ministério da Geologia e Minas assina contrato de construção de infra-estruturas

Luanda - Um contrato para construção de infra-estruturas ligadas ao Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) foi assinado hoje, em Luanda, entre o Instituto Geológico de Angola (IGA) e a empresa chinesa CITIC.

O contrato, avaliado em cerca de seis biliões e 250 milhões de kwanzas, contempla as vertentes da construção de laboratórios, sede e redes correspondentes, equipamentos, assistência técnica e formação.Na ocasião, o director-geral do Instituto Geológico de Angola (IGA), Mankenda  Ambroise, referiu que a construção destas infra-estruturas no país representa uma nova página na história da investigação geológica mineira, pois com elas será possível trabalhar de forma séria.

"Havendo infra-estruturas no território nacional, de forma inegável teremos o controlo de toda a informação que nós queremos  ou seja vai facilitar a investigação geológica mineira do território nacional, assim como outros cientistas poderão ter espaço para fazer a suas investigações." sublinhou.

O ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, disse, na ocasião, que a assinatura do projecto se reveste de importância, pois trata-se de uma obra de importância estratégica para o desenvolvimento da indústria mineira em Angola.

Disse que a intervenção do Instituto Geológico de Angola nesta iniciativa se situa no ponto  central de todo projecto.

Depois da assinatura do contrato, disse, o passo seguinte será a construção das infra-estruturas.

"Pelo contrato, nós teremos 18 meses para concluir a obra. Faço votos para a obra tenha o cumprimento dos planos e dos prazos e os resultados que todos nós esperamos", concluiu Francisco  Queiroz.

Pelo IGA assinou o contrato de construção o seu director, Mankenda Ambroise, enquanto pela empresa  chinesa  o vice-director da zona  África da Citic, Liu Gui Gen.