News & Announcements

10/12/2013: Vice-presidente da República chega a África do Sul

Vice-presidente da República chega a Ãfrica do Sul

Joanesburgo ( Do enviado especial) - O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, chegou ao fim da tarde de hoje a Joanesburgo, África do Sul, para participar nas exéquias do primeiro presidente negro sul-africano, Nelson Mandela, falecido na passada quinta-feira.

Manuel Vicente  vai juntar-se aos mais de 50 chefes de Estado e de Governo que confirmaram já a sua participação nas cerimónias fúnebres, que começam na terça-feira com uma missa oficial no Estádio do Soweto, em Joanesburgo, e se prolongarão até  domingo, 15 de Dezembro, quando o ex-presidente sul-africano for sepultado em Qunu, local onde passou a sua infância.

O líder sul-africano Nelson Mandela morreu quinta-feira (5), aos 95 anos de idade, em sua residência, em Joanesburgo, para onde havia sido levado a 1 de Setembro, após passar quase três meses internado para tratamento de uma infecção pulmonar.

Pela ocorrência, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, endereçou sexta-feira última uma mensagem de condolências ao seu homólogo sul-africano,  Jacob Zuma.

Na mensagem, José Eduardo dos Santos considera ter Nelson Mandela inaugurado uma era de liberdade, igualdade e convivência democrática na República da África do Sul”.

O Presidente da República presta, através  da mensagem, a mais sentida homenagem à ilustre figura de incansável e abnegado lutador contra o regime do apartheid, cujo legado de tolerância, justiça e sentido histórico, constituem um exemplo e uma referência incontornável para as gerações vindouras.

Mandela passou 27 anos na prisão por se opor ao regime do apartheid. Em 1994, quatro anos após ser libertado e um ano após receber o Prémio Nobel da Paz, foi eleito presidente da África do Sul, promovendo um governo conciliador que não excluísse a minoria branca.

Em 1999, Nelson Mandela encerrava o seu mandato de presidente da África do Sul, colocando fim a uma das mais fantásticas trajectórias políticas de todo o mundo.