News & Announcements

07/12/2013: Mensagem integral do Chefe de Estado Angolano pelo passamento físico de Mandela

Mensagem integral do Chefe de Estado Angolano pelo passamento físico de Mandela

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, endereçou hoje uma mensagem de condolências ao Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pelo passamento físico de Nelson Mandela, cujo teor se transcreve na íntegra.

SUA EXCELÊNCIA
JACOB ZUMA
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL
PRETÓRIA




Nelson Mandela, ontem falecido, é o símbolo da Luta de Libertação completa de África, cujos ideais e exemplos de coragem e tenacidade mobilizaram e congregaram milhares de jovens para a nobre causa da Liberdade e da Paz.

A sua morte constitui um momento de grande consternação e dor para o Povo sul-africano e seu Governo, que o Povo angolano partilha com emoção e tristeza, exprimindo-lhes a sua indefectível solidariedade.

Nelson Mandela não foi apenas o líder histórico do ANC e o primeiro Presidente Negro da República da África do Sul. Foi e é ainda símbolo carismático de todos os povos amantes da Paz, da Liberdade e da Democracia.


Em nome do Povo angolano, o Governo de Angola curva-se perante a memória deste eminente político e estadista e transmite ao Povo irmão da África do Sul, ao seu Governo e à família enlutada  os seus sentimentos de profundo pesar pelo infausto acontecimento.

Com a mais Alta Consideração,

Luanda, 6 de Dezembro de 2013



JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA