News & Announcements

07/12/2013: Supressão de vistos diplomáticos e de serviço aumentam cooperação Angola/França

Supressão de vistos diplomáticos e de serviço aumentam cooperação Angola/França

Paris - O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse, em Paris, que o acordo de supressão dos vistos em passaportes diplomáticos e de serviço assinado hoje, permite reforçar as relações entre os dois países nos vários domínios.

Paris – O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse, em Paris, que o acordo de supressão dos vistos em passaportes diplomáticos e de serviço assinado hoje, sábado, permite reforçar as relações entre os dois países nos vários domínios.


Georges Chikoti, que intervinha imediatamente após a rubrica do protocolo, do qual foi co-signatário com o seu homólogo francês, Laurent Fabius, considerou importante o acto por facilitar o encontro e negociações entre os diplomatas e outros funcionários dos dois países, além de permitir o estabelecimento de outros acordos em mais áreas de interesse mútuo.


“Angola e França já cooperam bastante. A França está entre os primeiros investidores estrangeiros em Angola e pretende também alargar os seus investimentos em outras aéreas económicas, nomeadamente à agricultura e à indústria, mas Angola tem indústrias que estão a crescer, pelo que podem encontrar mercado e espaço em França” – enumerou o ministro.


Sobre a antecipação da assinatura deste acordo, já que em 2010 estava previsto para o primeiro trimestre de 2014, o chefe da diplomacia angolana associou esta questão à dinâmica do ministro francês dos negócios estrangeiros.


“O ministro francês acelerou a assinatura que me parecia importante, isto também é resultado do bom ambiente que se está a viver entre Angola e França. Eles têm interesses muito grande (…).  Naturalmente Angola está disponível, e nós vamos fazer com que esta cooperação avance”, declarou à imprensa.

Antes, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros de França, Laurent Fabius, adiantou que a necessidade do reforço da cooperação entre os dois Estados permitiu a assinatura do acordo de supressão de vistos que, segundo anunciou, entra imediatamente em vigor.

“É muito importante. Queremos reforçar a cooperação as relações bilaterais, por ser vontade expressa dos presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e da França, François Hollande.

Sobre isto, salientou que os franceses esperam brevemente a vinda à França do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, na sequência de um convite formulado por François Hollande.

Para o ministro, há muita coisa por se fazer entre os dois países, entre os quais a facilitação do movimento de trocas.