News & Announcements

26/11/2013: Instituto de desminagem dará maior protecção a sapadores

Instituto de desminagem dará maior protecção a sapadores

Luanda - O novo estatuto orgânico do Instituto Nacional de Desminagem garante maior protecção aos funcionários que lidam com minas, informou nesta terça-feira o ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

O governante explicava a jornalistas o projecto de decreto presidencial sobre a adequação do estatuto orgânico do Instituto Nacional de Desminagem, analisado na 7ª sessão ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros.

Disse que se pretende adequar a sua estrutura orgânica ao estatuto dos institutos e introduzir elementos como a assistência, protecção e seguro dos funcionários ligados a desminagem vítimas de minas.

Adianta que foi também introduzida, além das brigadas motorizadas e manuais, as brigadas caninas, visando melhorar a identificação de engenhos.

Comentou ainda a discussão na mesma reunião, orientada pelo vice-presidente da república, Manuel Vicente, da pauta deontológica do trabalhador social.

Para o ministro, o trabalhador social, por ter como obrigação trabalhar com as pessoas vulneráveis, carentes, deve ter uma conduta de solidariedade e compreensão.

Disse que a pauta visa chamar atenção e obrigar o trabalhador social a ter maior respeito às pessoas que necessitem de apoio.