News & Announcements

26/11/2013: Espanha: Ministra Rosa Cruz e Silva aponta fórum como meio eficaz para divulgação e afirmação da cultura angolana no exterior

Espanha: Ministra Rosa Cruz e Silva aponta fórum como meio eficaz para divulgação e afirmação da cultura angolana no exterior

Madrid (Do enviado especial) - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou na noite desta segunda-feira, em Madrid (capital espanhola), que a “Angolana: fórum pela internacionalização da arte e da cultura” é uma aposta acertada, pois cumpre as linhas mestras da Política Cultural, cujo objectivo consiste na afirmação da identidade da cultura angolana no mundo globalizado.

Falando na cerimónia de inauguração da exposição “Memória e esquecimento”, de autoria do artista plástico angolano António Ole, Rosa Cruz e Silva que o evento tem ainda a particularidade de divulgar o génio criador dos artistas angolanos, que num gesto pacífico de apelo à paz e à concórdia no mundo se expõem para partilhar as suas experiencias, anunciando, deste modo, os tempos novos de Angola.

“Ao trilharmos este caminho, estamos cada vez mais capazes de enfrentar os desafios do futuro para nos voltarmos a encontrar com as artes plásticas e não só nas oportunidades que se revelam propicias”, frisou.

Rosa Cruz e Silva manifestou-se feliz pela visão da oportunidade dada aos criadores angolanos, uma vez que estará a sua obra à disposição de um público diverso.

“Pretende-se assim que o público possa captar, absorver e divulgar a nossa mensagem, num perfeito exercício de intercâmbio cultural que pretendemos regular e contínuo”, asseverou.

Para terça-feira, a organização tem previsto um colóquio sobre “História de Angola na época de Felipe III e de Filipe IV, uma homenagem a Rainha Njinga Mbandi”, bem como um espectáculo de dança contemporânea “Paisagens e Tradução”, da companhia de dança contemporânea, sob coreografia de Ana Clara Guerra Marques.

Segundo o programa, para o dia 27, quarta-feira, no teatro Reina Victoria, realiza-se uma mesa-redonda sobre “Literatura Angolana: Tradição e Tradução”, na qual vão intervir destacados escritores, especialistas e investigadores angolanos.

O fórum é uma iniciativa que visa reforçar as relações bilaterais entre a República de Angola e o Reino de Espanha, no domínio das Artes e da Cultura, estimular o intercâmbio de experiências entre empresários culturais espanhóis e angolanos e promover o conhecimento das Artes e da Cultura angolana em Espanha.