News & Announcements

21/11/2013: Vice-presidente da República aborda com embaixadora brasileira intensificação da cooperação

Vice-presidente da República aborda com embaixadora brasileira intensificação da cooperação

Luanda - Angola e o Brasil têm possibilidade de intensificar a cooperação entre si, declarou a embaixadora brasileira no país, Ana Lucy Peterson, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente.

A diplomata brasileira falava a imprensa depois de ter apresentado cumprimentos de despedida ao vice-presidente da República, no final da sua missão de três anos e meio em Angola.

De acordo com a embaixadora Ana Peterson, "Brasil quer estar cada vez mais perto de Angola".

Adianta que tratou com o vice-presidente "a necessidade de uma maior aproximação.  “Temos muitos vínculos e podemos agora partir para cooperação mais intensa".

Disse haver possibilidade de se intensificar a cooperação, sobretudo na área agrícola, por Angola ter solos muito férteis, e nos domínios da defesa, saúde e educação.

Explicou que a parceria estratégica com Angola visa, principalmente, estimular a cooperação técnica em vários domínios.

Acredita que as trocas comerciais entre os dois países poderão atingir este ano os dois mil milhões de dólares, quando nos últimos três anos rondava os mil milhões e meio.

A embaixadora Ana Peternson afirmou ter passado "um período muito bom" em Angola, durante o qual pude testemunhar mudanças importantes, como as eleições no ano passado e o crescimento do país.

A diplomata foi nomeada cônsul - geral do Brasil em Nova Iorque, onde vivem cerca de seis mil brasileiros.