News & Announcements

21/11/2013: Famílias angolanas são vítimas de muitos problemas - afirma governante

Famílias angolanas são vítimas de muitos problemas - afirma governante

Luanda- A situação das famílias angolanas ainda não é a desejável, pois ainda apresentam e são vítimas de muitos problemas, afirmou a ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delegado.

Em entrevista à Angop, a responsável frisou estar na base dessa situação dois problemas fundamentais que interferem na valorização da família e da sua dignificação, sendo sobretudo a violência doméstica e o elevado índice de pobreza

Acrescentou que existem outros casos de violência na sociedade que de forma directa ou indirecta afecta as famílias, que se alia ao índice elevado de pobreza que interfere na situação de renda das famílias.

Esta situação faz com que a família deixa de exercer e desempenhar o seu papel como primeira instituição da sociedade, com um papel fundamental na socialização e na formação da personalidade, dos comportamentos e das mentes dos seus cidadãos.

Para melhor resolução dos problemas da sociedade, há um documento fundamental, o Código de Família, que está a ser revisto, embora não esteja estritamente dependente do Ministério da Família, porque este processo está a ser liderado pela Comissão da Revisão do Sistema Judiciário.

A Comissão não está a cuidar só do Código da Família, mas de todo o sistema judiciário do país, pelo que era intenção do ministério que este documento tivesse pronto até fins deste ano, mas por haver questões um pouco mais polêmicas e mais cuidadas precisa-se ter mais atenção.