News & Announcements

20/11/2013: Angola e Países Baixo discutem candidaturas a membro não permanente do Conselho de Segurança

Angola e Países Baixo discutem candidaturas a membro não permanente do Conselho de Segurança

Luanda - As candidaturas de Angola, a membro não permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período 2015-2016, e dos Países Baixos, a este mesmo órgão no mandato de 2017-2018, estiveram hoje, quarta-feira, no centro da abordagem entre autoridades dos dois países.

O assunto foi discutido durante uma audiência que o Secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, concedeu ao enviado especial do ministro das Relações Exteriores dos Países Baixo, Herman Scharper.

A saída do encontro, Herman Scharper disse á imprensa que as autoridades do seu país acharam interessante saber, da parte de Angola, quais as suas ambições e o papel que pretende jogar no Conselho.

Salientou que, no que toca ao seu país, e como as eleições só terão lugar em 2016, decidiu-se continuar os contactos ao longo dos próximos meses.

Referiu que as relações entre os dois países são excelentes e datam já de alguns anos, tendo como base o apoio durante a luta de libertação de Angola, dai o interesse em continuar a aprofundá-las.

No que toca a cooperação, salientou que o seu país possui conhecimentos em diversas áreas económicas e é um importante membro da União Europeia, que pode ajudar Angola no desenvolver das relações com a Europa.

Por outro, referiu-se que está cooperação pode ser extensiva ao nível da segurança mundial, particularmente em África, uma vez que têm jogado já um papel no conflito do Mali e também no Burundi, onde possuem um programa de formação na área de defesa.