0x6b6311

O Presidente angolano, João Lourenço, convidou os homólogos do Rwanda, Paul Kagame, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Burundi, Évariste Ndayishimiye, para nova cimeira, na próxima quarta-feira (23), em Luanda, sobre a crise Rwanda/RDC.

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, em nota, pela Secretaria de Imprensa do Presidente da República, tendo adiantado que o Chefe de Estado angolano convidou, igualmente, o antigo Estadista queniano, Uhuru Kenyatta.

O documento refere que a cimeira de Luanda deverá aprovar o Plano de Acção da Paz na República Democrática do Congo (RDC) e o restabelecimento das boas relações com o vizinho Rwanda.

O Presidente João Lourenço endereçou o convite na sua qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana,  encarregue do dossier relativo ao conflito RDC-Rwanda,

No quadro da mediação da tensão política e militar, o Estadista angolano esteve nos dias 11 e 12 do corrente mês no  Rwanda e na RDC, respectivamente, para dialogar com os homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi.

Durante os encontros com os homólogos, João Lourenço apresentou propostas para adaptar o Roteiro de Paz de Luanda à nova realidade vivida na fronteira entre os dois países.

João Lourenço, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a RDC.